Reflexão Semestral - 1º Semestre

Neste primeiro semestre houve imensas mudanças nas nossas vidas. Primeiramente posso já evidenciar o facto de começarmos todo um ano letivo baseado em semestres, contrariamente ao que estávamos habituados ao longo de toda a nossa vida escolar. De seguida, realço o facto de metade da nossa turma ter sido alterada e substituída por uma outra metade de outra turma, perdendo então alguns colegas que trocava algumas ideias abertamente… No entanto, a meu ver, esta troca não foi em nada prejudicial, uma vez que conheci imensas outras pessoas cujas tenho uma amizade forte e que levarei no coração no final deste ano. Por fim, ou melhor, antes de falar do mais chocante, apenas queria referir que este foi o primeiro ano que tivemos a disciplina de Psicologia B e, para além do mais, com uma professora totalmente nova e que nenhum de nós conhecia, professora Sónia Abreu, mas que certamente me lembrarei para o resto de toda a minha vida como uma das melhores professoras que já tive durante a minha vida escolar. Sendo assim, termino com o choque que será no final deste ano… Estamos a meio caminho de acabar o 12º ano e optarmos por um início de carreira ou integrarmo-nos num curso superior… Sinto-me de certo modo lisonjeado por ter tido esta oportunidade com as pessoas que me passaram ao longo da vida, porém, ao mesmo tempo sinto-me "assustado" por esta nova etapa da minha vida.

Este primeiro semestre de Psicologia no 12º ano foi em tudo excepcional. Tivemos ao início um pouco de receio pelo facto de não conhecermos a professora, no entanto sinto que toda esta nossa aventura tem cada vez mais se tornado numa aventura fantástica. Sinto que todos os alunos têm uma ótima relação com a professora e, para além do mais, sinto que a professora é extremamente compreensível em todos os aspectos com os demais. Sinto que estou a viver uma ótima experiência nesta disciplina.

Inicialmente, estudamos a grande temática "Antes de mim", abordando os vários temas relativos à genética, ao cérebro e à cultura dos indivíduos. Estabelecemos imensas ideias e interligações entre as várias matérias lecionadas ao longo desta temática, acabando por compreender de uma forma excecional todo o processo relativo ao cérebro e como e o processo de nos "tornarmos" humanos. Posteriormente, iniciámos a segunda grande temática "Eu", iniciando com todos os processos mentais de forma geral e acabando por aprofundar melhor a temática da perceção. Aprendemos imensas coisas relativas à forma como percecionamos o mundo e como existem fatores que o alteram. De seguida, antes mesmo do semestre terminar começamos então com os processos da memória referindo os diferentes tipos e as suas diferenças, essencialmente.

A meu ver, todo este período, para além de me ter corrido de forma excelente ainda foi algo extremamente divertida… Acho que a professora desenvolveu um grande trabalho no sentido de não nos colocar de forma estressante para compreender as várias temáticas desta disciplina, como por exemplo com a utilização de testes e fichas. Ao invés disso, optou pela utilização de vários quizzes que nos deixariam mais há vontade e com uma maior facilidade na sua realização. Para além disto, queria ainda evidenciar o facto de não se basear apenas pelo livro e pelos conteúdos aí descritos, demonstrando imensas curiosidades relacionadas com a matéria e tornando possível a visualização de inúmeros documentários e/ou filmes e séries que nos ajudassem a compreender melhor as temáticas lecionadas.

Outro ponto que queria evidenciar foi o esforço que a professora manteve para que todos os PowerPoints utilizados em aula fossem sempre disponibilizados na nossa plataforma online, o Google Classroom, onde também foram expostos os nossos trabalhos de grupo o que levou a que se pudesse observar eventuais temáticas que poderiam estar mais esquecidas. Apresentei sempre uma explicação da matéria sempre muito aprofundada e muitas vezes para além das aulas, tentando sempre utilizar imagens extremamente explicativas… Para além disto, tentei sempre expor de forma crítica todo o trabalho realizado por mim ao longo deste primeiro semestre.

A meu ver, tal e qual como venho a apresentar em todos os trabalhos e atividades que realizei ao longo deste semestre, sempre me esforcei e dediquei imenso ao trabalho que tinha a realizar, assim como às atividades que nos foram pedidas para realizar, tanto em aula como em casa. Obviamente que todos as atividades e eventuais quizzes que nos surgiram também foram realizadas de forma muito assertiva e de forma extremamente atenta. Até então, acho que todas as atividades realizadas na disciplina de Psicologia B me correram de forma excelente.

Desta modo, termino a minha primeira reflexão semestral da disciplina de Psicologia B com uma mentalidade extremamente positiva. Mesmo com todas as dificuldades que estamos a enfrentar agora, como o Covid-19 ou a preocupação de terminar o ensino secundário, acho me encontro extremamente focado não só na disciplina de Psicologia B, mas em todo as disciplinas deste ano letivo. Acho que apresentei sempre um enorme esforço e dedicação ao trabalho realizado tanto em sala de aula como em casa, o que também exprimiu as classificações obtidas nas várias avaliações que fizemos, como é o caso dos quizzes. Sendo assim, acho que este primeiro semestre foi extremamente positivo e até mesmo enriquecedor em termos de conhecimento, o que também se explica pela turma em que nos encontramos. Para além do mais, toda esta capacidade de conhecimento e e interesses que fomos ganhando nesta disciplina devem-se em muito à preocupação e ao carinho que a professora apresenta em todas as suas aulas.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora