Reflexão Semestral - 2º Semestre
Chegámos ao final do segundo semestre… Chegámos ao final do 12º ano e tudo passou tão depressa… Deixem-me começar por dizer que saudades não faltarão tanto de vários colegas que conheci neste meu último ano na Escola São João da Talha, assim como muitos dos professores que me acompanharam e me deram a oportunidade de saber mais. Para além do mais tenho de agradecer à professora a quem escrevo esta minha reflexão por tudo aquilo que nos ensinou e por todo o tempo "gasto" conosco, algo que nunca me esquecerei em todo o meu percurso escolar, certamente.
Primeiramente, retorno à ideia dos semestre… No início do ano foi algo que apontei como "negativo" logo à partida, por não ser algo a que estivéssemos habituados, achando mesmo desnecessário uma abordagem em semestres ao invés de períodos durante o nosso último ano nesta escola. Sendo assim, continuo a pensar que a abordagem em semestres não foi a mais correta, uma vez que nos tirou o "ritmo" a que já nos tínhamos habituado até então fazendo com que tivéssemos de alterar os nossos períodos de estudo e de descanso. Seguidamente, deixem-me referir que "temo" ter ficado com o bichinho da curiosidade para a área e as abordagens da Psicologia por tudo aquilo que nos foi ensinado e lecionado durante as aulas com a professora, alguém que obviamente me lembrarei e agradecerei por ter sido nossa professora de Psicologia B, uma disciplina com a capacidade de nos abrir a mente e as asas para a curiosidade daquilo a que nunca ninguém nos havia ensinado. Para além do mais, realço ainda que o susto do que seguir após o secundário continua comigo e ainda me "assombra" diariamente, mas espero que seja algo que recentemente se desvaneça, ou seja, que encontre aquilo que realmente me fascina e que levarei com paixão para o resto da vida.
Tudo até ao último dia foi fascinante… Inicialmente, a Psicologia B tomava algum do meu receio por não conhecer nem saber o que esperar em concreto da disciplina, nem sequer se me iria encaixar na mesma, no entanto, ao longo do ano, consegui perceber que realmente gosto de Psicologia, uma vez que foi algo que me puxou e me encantou. Mesmo assim, obviamente que este gosto pela disciplina não surgiu do nada, tendo que dar os louros à professora, a professora que me fez despertar o gosto pela Psicologia e demonstrar o lado curioso de toda esta disciplina. Novamente, volto então a repetir-me que a disciplina de Psicologia B durante o meu 12º ano será algo que ficará cravado e gravado na minha mente, pelo que nunca me poderei esquecer dos bons momentos que esta disciplina e a professora que a lecionou me ofereceram.
Ao longo deste semestre tivemos a oportunidade de terminar o estudo acerca da "Mente" onde abordamos a memória, o papel do esquecimento e, posteriormente, a aprendizagem as várias perspetivas relativas a como e quando aprendemos. Neste período de tempo conseguimos então entender a importância da memória para o funcionamento estável dos seres humanos, onde podemos então relacionar imensos tópicos com a matéria lecionada anteriormente, passando então para a importância do esquecimento na forma como memorizamos e terminando então com as várias perspetivas acerca da aprendizagem. Posteriormente, abordámos então a questão das emoções, onde tivemos a oportunidade de verificar a diferença entre emoções, afetos e sentimentos, e onde estudámos as ideologias de António Damásio de forma superficial, abordando e relacionado os estudo deste psicólogo português com algumas experiências ou acidentes que havíamos verificado anteriormente. Sendo assim, no final deste semestre terminámos então a nossa aventura pela disciplina de Psicologia B com a abordagem às relações interpessoais e a influência social, onde conseguimos perceber a forma como os seres humanos se distribuem na nossa sociedade e como é que temos tendência a juntarmo-nos e a ser aceites por um dado grupo social que consideremos importante.
Em termos de avalição e atividades propostas ao longo deste segundo semestre considero que me tenha corrido tudo de forma excelente. Penso que os vários quizzes e trabalhos de grupo, incluindo algumas fichas para avalição, me tenham corrido extremamente bem, tendo uma boa classificação em todas elas. Em semelhança ao primeiro semestre, por forma a não serem obrigatórias tantas fichas ou testes de avaliação, a professora, juntamente com a aceitação de todos os alunos, decidiu realizar mais quizzes e trabalhos de grupo, não nos acabando por estressar tanto e dando uma maior variedade aos elementos de avaliação e um maior dinamismo à disciplina. Apenas para concluir de forma mais explicita, talvez os trabalhos de grupo, mais especificamente, o último trabalho de grupo se tenha complicado mais do que era esperado, algo que deixarei para falar mais à frente.
Para além de tudo isto, consigo observar que a professora continuou o grande esforço em manter todos os PowerPoints ou atividades, assim como algumas notícias ou Ted Talks, na nossa plataforma do Google Classroom, algo que a meu ver é extremamente positivo e me facilitou bastante o trabalho a desenvolver não só em sala de aula como também no meu E-Portfólio.
Por falar em E-Portfólio, penso que o trabalho que desenvolvi durante este segundo semestre foi bastante esforçado e trabalhoso, pelo que penso que continuei com o bom ritmo que apresentei no semestre passado. Para além do mais, acho que consegui não só manter os separadores e as abordagens anteriores, como consegui melhorar e aprimorar algumas, como é o caso do trabalho autónomo, onde especifiquei e detalhei muitos os trabalhos abordado, lecionando até matéria que não havíamos visto até à altura, ou então do separador de notícias que me tenham despertado interesse, sendo todas relacionadas com Psicologia em geral.
Sendo assim, penso que todas as atividade que temos vindo a resolver, assim como os vários quizzes e os trabalhos de grupo, têm sido todos realizados com o maior esforço e dedicação pela minha parte, achando também que o meu trabalho em aula não tenha baixado de rendimento, pelo menos não na minha ótica. Obviamente que as atividades em casa mereceram também a mesma dedicação e esforço das atividades realizadas em sala de aula. Deste modo, penso que todas as atividades em geral realizadas na disciplina de Psicologia B tenham sido realizadas de forma bastante assertiva, tendo corrido de forma excelente.
Apenas para realçar e destacar um pouco das complicações que talvez me tenham preocupado mais deixem-me vos dizer que talvez a que mais me assustou tenha sido o teste PCR positivo na última semana. Que desgosto tão grande… Pensar que vou ter de passar a minha última semana do 12º ano isolado em casa por causa do Covid deixa-me desolado. Nem é tanto pela apresentação ou pelo trabalho porque isso eu sabia que havia feito um bom percurso escolar para que nada disso me afetasse de forma tão grave, apra além de ter a devida justificação médica. Mesmo assim tive a a preocupação de ajudar os meus colegas do trabalho de grupo (aquele trabalho de grupo que referi anteriormente) e tenha feito a minha "parte" e o meu esforço para apresentar frente a uma sala de aula através de uma simples e mera tela de computador. Onde é que está o carinho e o afeto de ouvir as palmas no final do trabalho ou ouvir o "Muito bem!" daqueles que nos ouviram… Obviamente que ouvi as palmas e os comentários calorosos dos meus colegas e da professora, mas o que quero dizer é que não é a mesma coisa ouvir através de uns fones de ouvido ou em tempo real... A diferença é gigante e isso deixa-me entristecido. Mas se tudo correr bem, estarei na escola no último dia de aulas (o que já não é mau de todo) para me poder despedir dos meus colegas e professores com o devido respeito e carinho que merecem, embora ainda tenhamos alguns planos pela frente e isto não simbolize de todo um adeus, mas um "Até já!" ou então um "Vemo-nos mais tarde!".
Desta forma, termino então a minha reflexão final de segundo semestre da disciplina de Psicologia B com balanço extremamente positivo, tal e qual como no primeiro semestre. Mesmo que tenha todo o "medo" e "receio" do ensino superior e do que irei seguir, que me "assombram" todos os dias, acho que me mantive extremamente firme ao longo de todo o semestre e penso que tenha tido um desempenho excelente. Sempre me apresentei extremamente focado e dedicado à disciplina de Psicologia B, assim como a todas as outras disciplinas, o que se demonstra no resultado dos vários quizzes, atividades e trabalhos de grupo realizados ao longo do ano. Desta forma, penso que este segundo semestre me tenha levado a ser uma pessoa mais conhecedora do que é a Psicologia, enriquecendo-me de conhecimento, algo que claramente apenas se demonstra devido ao empenho e dedicação da professora.
Não poderia deixar este E-Portfólio, sem deixar uma mensagem não só à minha professora a quem tanto devo mil obrigados como a todos os meus colegas de turma que me acompanharam neste último ano do ensino secundário. A todos muito obrigado e desejo a maior das felicidades. Para além do mais e com muito carinho, muito obrigado professora!