Atividades

Atividade 1

O nosso primeiro trabalho individual foi realizado no dia 23/09/2021.

Neste trabalho individual respondemos a um pequeno questionário que nos foi dado durante a aula de Psicologia. Neste questionário fomos capazes de entender e perceber que a Psicologia não é apenas matéria que se aprende na aula, mas que está presente no nosso quotidiano, como em filmes e livros que lemos e nem nos apercebemos a sua importância ou mesmo mensagem até estudarmos Psicologia!

As imagens seguintes demonstram o questionário assim como as minhas respostas a este mesmo:


Atividade 2

A nossa segunda atividade individual foi realizada no dia 04/11/2021.

Durante esta atividade realizamos a resolução de algumas duas páginas do manual escolar adotado, sendo estas a página 24 e 30, respetivamente. Nestas duas páginas encontrávamos perguntas acerca de tópicos previamente abordados, como a hereditariedade, a complexidade um ser e o inacabamento biológico do ser humano, entre outros tópicos. Inicialmente esta ficha era para ser realizada durante as aulas, no entanto, acabou por ser realizada em casa. A resolução desta ficha foi, no final, cotada de 0 a 20 valores, onde tive uma classificação final de 19,5 valores. Estou bastante contente com esta nota e acho que me esforcei durante a realização desta tarefa.

As imagens seguintes demonstram a resolução das páginas:


Atividade 3

A nossa terceira atividade individual foi realizada no dia   22/11/2021.

Nesta atividade foi-nos pedido que realizássemos, enquanto nos encontrávamos na aula de Psicologia B, a resolução de 4 páginas distintas do manual escolar adotado (PSI para SI), no entanto, a maior parte destas perguntas era de escolha múltipla. As páginas resolvidas estavam relacionadas com a constituição do cérebro, as várias estruturas existentes e as diversas funções que cada lobo ou área cerebral efetua, para além de também se relacionar, na última questão de resposta aberta, coma plasticidade do cérebro e a forma conjunta com que o cérebro trabalha. Estes tópicos para além de abordados pela professora em sala de aula foram também referidos em muitos dos trabalhos de grupo realizados (3º trabalho de grupo). Na aula seguinte foram ainda corrigidas todas as questões.

As imagens seguintes demonstram a resolução das páginas solicitadas nesta tarefa:


Atividade 4

A nossa quarta tarefa individual foi iniciada no dia 25/11/2021 e finalizada no dia 28/11/2021.

Nesta atividade foi-nos solicitado que realizássemos um questionário acerca de uma reportagem da National Geographic. Esta reportagem era chamada de "Um cérebro brilhante", onde se falava de um caso em específico, o caso de Marc Yu, o pianista prodígio. Marc Yu é um rapaz prodígio, nascido na Califórnia, e ficou conhecido devido às suas capacidades e aptidões quando extremamente novo para o piano. Yu foi um caso de muitos dos prodígios existentes estudado por um grupo de cientistas e psicólogos. Neste episódio relacionam-se inumeradas temáticas já anteriormente abordadas, como o desenvolvimento do cérebro, a capacidade do cérebro se adaptar ao meio que o envolve e a complexidade do cérebro e das suas várias áreas, introduzindo-se o próximo tema das nossa aulas, a cultura e a socialização, demonstrando a sua importância para o desenvolvimento humano. Para além do caso de Marc Yu referiu-se outros casos reias, mas neste caso menos bons. Um outro estudo apresentado neste episódio foi o caso de Genie, a criança selvagem. Neste caso foi demonstrado como é que a privação do mundo exterior pode condicionar uma criança e as suas aptidões físicas e mentais, levando a um estado débil.

Com a observação deste episódio foi-nos então pedido que realizássemos uma ficha em conjunto na sala de aula, onde toda a gente que foi pedida respondeu de forma correta e acertada.

Este episódio foi extremamente importante para a disciplina de Psicologia B, uma vez que nos ajudou imenso a compreender os tópicos anteriormente lecionados e ainda abriu portas para o próximo tema que vamos abordar, ou seja, a cultura e a socialização.

Nas imagens seguintes está demonstrada toda a resolução deste questionário, assim como o episódio completo que foi analisado em aula.

Questionário:

Vídeo completo:

1º Parte

2º Parte

https://videos.sapo.pt/i9nrM8gDgCbfGhhekMrd
https://videos.sapo.pt/k27aoGn6w3520fdQd969

Atividade 5

A nossa quinta tarefa individual foi realizada no dia 10/01/2022.

Esta atividade surgiu no decorrer da aula, após a professora ter solicitado que resolvêssemos alguns exercícios relacionados com a matéria que havíamos acabado de dar. Foram resolvidas tanto respostas de escolha múltipla, assim como respostas de questão aberta. Estes exercícios encontravam-se relacionados com a grande temática "A Mente" que inicia a segunda parte do livro adotado PSI para SI. As páginas resolvidas encontravam-se relacionadas com a perceção e como esta é algo única a cada ser humano, por forma a consolidarmos melhor então a importância de vários fatores, tanto internos como externos, concluindo então que a visão que temos do mundo através dos mecanismo de perceção não é algo objetivo e concreto, mas sim que varia de sujeito para sujeito, tendo então por base uma visão subjetiva dos acontecimentos.

Obviamente que toda a tarefa foi realizada com um grande empenho, onde também tivemos a ajuda da professora por forma a conseguirmos realizar toda a tarefa sem dificuldades.

Nas imagens seguintes está demonstrada toda a resolução das páginas solicitadas:


Atividade 6

A nossa sexta tarefa foi realizada no dia 20/01/2022.

Esta atividade surgiu no decorrer da aula, após a professora ter solicitado uma pequena atividade extremamente dinâmica e animadora. A professora pediu-nos que ouvíssemos com extrema atenção a história que nos iria contar, ditando-nos uma história acerca de um leão, Sultão, que havia fugido de uma jaula e que havia assustado a multidão. Obviamente que a história não se resumia a este pequenino conto, tendo imensos detalhes e pormenores. Após isto, a professora pediu-nos que reproduzíssemos por escrito esta história, sem tirar nem acrescentar nenhum pormenor. Obviamente que os resultados que se obtiveram foram distintos da história verdadeira, mesmo que alguns até tenham conseguido manter a história extremamente semelhante. Para além do mais, enquanto tentávamos reproduzir esta história, tentava-nos de certa forma persuadir com certos pormenores que não se encontravam na história, não por forma a nos prejudicar, mas para ver se algum de nós se guiava pelas suas indicações (implantação de memórias falsas). Alguns alunos ainda se deixaram levar pro estas indicações, levando a pormenores e a desfechos da história que nunca aconteceram.

Deste exercício foi extremamente interessante de se realizar, para além de ter criado uma dinâmica totalmente ótima na sala de aula, sendo uma aula totalmente distinta daquilo que estamos habituados. A meu ver, foi um exercício extremamente enriquecedor e que abriu as nossas mentes para a próxima matéria que se seguia, a memória, uma vez que nos dava a perceber em primeira mão imensos tópicos que iriamos abordar, como é o caso do preenchimento de lacunas que se encontram na matéria com informação infiel ou mesmo irreal. Para além disto, com a tentativa de nos persuadir, sem nenhuma intenção de nos enganar ou prejudicar, a professora levou-nos também a percebermos de forma muito essencial e rápida o conceito das memórias falsas e de certa forma da sua implementação, que iriamos analisar mais à frente com o documentário de Elizabeth Loftus.

Desta forma, e volto a reforçar, acho que toda esta atividade foi extremamente bem selecionada devido a se relacionar com a matéria que iriamos abordar posteriormente. Para além do mais, foi uma atividade extremamente marcante e interessante.

De seguida, poderá analisar a história verdadeira, assim como a minha representação escrita da mesma: 


Atividade 7

A nossa sexta tarefa foi realizada no dia 10/02/2022.

Esta atividade surgiu no decorrer da aula, após a professora ter solicitado uma pequena atividade extremamente dinâmica e animadora. A professora pediu-nos que desenhássemos uma figura baseada em figuras geométricas com as informações que nos ia fornecendo. Acabou por se tornar uma atividade extremamente interessante, uma vez que de uma forma distinta do que é a aula tradicional de lecionar aula, conseguimos compreender como é que a memória se processa. Acho que no final das contas foi uma atividade emocionante de ser feita em aula, já que trouxe imensos resultados extremamente distintos ao original, ou seja, àquele que a professora ditava inicialmente. No meu caso, o desenho saiu completamente distinto do original.

De seguida estará representado o meu desenho e o desenho original no documento afixado:


Atividade 8

A nossa oitava atividade foi realizada no dia 02/05/2022.

Esta atividade havia sido previamente marcada pela professora, já que seria a resolução de exercícios do livro, no entanto para avaliação. A ficha encontrava-se dividida em três grupos distintos, sendo uma atividade com foco na matéria das emoções, destacando-se perguntas como o que é ou como se refletem as emoções, assim como questões relativas às diferentes perspetivas das emoções. O primeiro grupo apenas abordava questões da página 63, o segundo grupo da página 67 e 78 e o último grupo da página 79 da segunda parte do manual adotado "PSI para SI".

Na realização desta atividade senti-me bastante confortável, já que era acerca de uma matéria que a professora acabara de lecionar e que eu havia entendido. Para além do mais, obviamente que o estudo de preparação para a ficha também ajudou e corroborou na realização da mesma. Sendo assim, também destaco a importância da explicação da professora em alguns termos ou conceitos mais complexos que algumas pessoas da turma não entendiam, o que ajudou na realização desta mesma tarefa.

Toda a ficha estava extremamente bem estruturado e bem feito, tendo se aproximado muito àquilo que demos e esclarecemos em aula, estando também extremamente relacionado com os vários assuntos acerca da memória abordados nas várias apresentações de grupo que decorreram no âmbito de explicar as várias perspetivas das emoções. Sendo assim, termino então a reflexão desta atividade com o realce do bom desempenho que apresentei, a meu ver, na realização desta atividade, tendo obtido uma classificação de 19,5/20 valores.

De seguida estará destacado um documento onde se apresenta o enunciado da ficha de avalição, assim como a minha resolução na imagem mais abaixo.

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