Reflexão 1º Tema

Ao longo dos três primeiro meses de Psicologia, que marcaram mais de metade do nosso 1º semestre, abordamos imensos tópicos, concluindo assim a primeira grande temática "Antes de Mim", abordando temas como a Genética, o Cérebro e a Cultura:

  1. Temática da Genética: Inicialmente evidenciámos temas como os agentes responsáveis pela hereditariedade genética, abordando temas como os cromossomas, os genes, a meiose e a variabilidade genética. Posteriormente abordamos as influências genéticas e epigenéticas no comportamento, referindo a hereditariedade específica e individual, assim como genótipo e fenótipo, que são palavras-chaves extremamente importantes para a compreensão dos temas seguintes. Por último mas não menos importante, evidenciamos a complexidade do ser humano, assim como o seu inacabamento biológico, referindo as vantagens e desvantagens que estas características nos trazem comparativamente aos outros seres vivos. Para além disto, estudámos ainda como é que o inacabamento biológico nos pode tornar seres mais adaptados às mudanças, consoante as experiências que vivemos.
  2. Temática do Cérebro: Nesta temática abordámos, à semelhança da temática anterior, três subtemas. Inicialmente referimos os elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso, evidenciando a estrutura do sistema nervoso, assim como o dos neurónios. É importante referir que dentro dos neurónios estudámos os vários tipos de neurónios existentes, assim como a sua localização e função, referindo as ligações feitas por estes, sinapses e comunicação nervosa. Seguidamente falámos do funcionamento global do cérebro, esclarecendo a divisão do sistema nervoso, espinal medula e encéfalo, referindo as suas variadas funções e constituições. Ainda acerca do funcionamento do cérebro, referimos os vários lobos cerebrais existentes assim como as suas mais variadas funções, relacionando-as com o exemplo de pacientes com alterações a nível emocional e comportamental devido a acidentes nestas áreas. Ainda referimos a especialização e integração sistémica. Por fim, como pode ser visto no E-Portfólio, falámos da capacidade de adaptação e autonomia do cérebro que levam à capacidade de aprendizagem do ser humano ao longo da vida, devido à lentificação do cérebro.
  3. Temática da Cultura: Primeiramente, evidenciámos os fatores de tornar-se humano, esclarecendo diversas noções e conceitos, como é o caso de noção de cultura ou mesmo conceito de aculturação, referindo inúmeros assuntos de extrema importância que nos tornam realmente humanos, como é o caso da socialização, da existência de uma cultura e dos padrões culturais que a acompanham. Posteriormente desenvolvemos então o conceito de história pessoal, assim como os seus fatores internos e externos. Neste subtema evidenciámos a importância dos significados para a criação da nossa história pessoal, que nos leva à nossa identidade pessoal, a capacidade de sermos únicos no meio de todos os seres humanos. Com isto, abordámos obviamente ideias como a auto-organização e criação sociocultural, assim como a adaptação e autonomia dos seres humanos, que se dá através dos desafios entre o ser humano e o meio ambiente, onde ambos marcam a sua posição, levando a um caminho de evolução.

Ao longo deste tempo em que abordámos os temas descritos em cima é importante realçar que foram realizados trabalhos de grupo e foram analisados documentários, assim como estudos e investigações, que podem ser vistos nos outros separadores deste meu E-Portfólio.

Acho que todos estes temas foram abordados de uma forma excelente em sala de aula, uma vez que a professora não se limitou a dar e explicar a matéria como também acabava sempre por fazer meio que uma atividade, como um trabalho de grupo, análise de documentários, de Ted-Talk's ou até mesmo através da realização de exercícios ou quizzes.

A meu ver, toda a abordagem da matéria foi conseguida da melhor forma possível. Eu adorei toda a matéria que foi lecionada nestes primeiros meses porque me fez entender de uma forma mais aprofundada como é que nós enquanto ser humano nos formamos, adaptamos e aprendemos com todas as experiências vividas, tendo também a hipótese de derrubar a concepção de que a genética seria um fator extremamente condicionante das capacidades cerebrais do ser humano, tomando a ideia da importância do meio ambiente para o nosso desenvolvimento.

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