Reflexão 2º Tema
Desde a primeira quinzena de Dezembro, que marcou o período final do nosso 1º semestre
até grande parte do 2º semestre, abordamos imensos tópicos, iniciando a segunda grande temática de Psicologia, segundo o programa de aprendizagens essenciais, "Eu", abordando temas como a Mente (lecionada ainda em Dezembro e Janeiro) e as Emoções (iniciada após o segundo semestre):
- Temática da Mente: Neste período de tempo, abordámos temas como a mente e os processos cognitivos, emocionais e conativos, aprofundando, posteriormente, o carácter específico dos processos cognitivos. Ao longo destas temáticas abordamos assuntos como o sentir, o fazer e o saber, passando então para a perceção e para os processos percetivos e terminando na perceção como representação do mundo, diferenciando-a das sensações. Posteriormente, abordámos então a temática final da perceção demonstrando a influência de vários fatores internos e externos, assim como a influência da sociedade e da cultura, nuca esquecendo os contextos socioculturais, na perceção da realidade que se torna assim única e representada da forma que a criamos ou imaginamos e não da forma como a vemos. Por fim, evidenciamos, sem aprofundar de todo, a matéria relativa à memória e aos diferentes tipos de memória, como a memória a curto prazo (memória imediata e de trabalho) e a memória a longo prazo (memória não declarativa e declarativa, dividindo-se esta última em memória episódica e semântica), relacionando e aprofundando as memórias a curto prazo. Para além do mais, já quase no final do primeiro semestre, terminamos por abordar os diferentes tipos de esquecimento (esquecimento para memorizar, esquecimento regressivo, esquecimento motivado e interferência das aprendizagens, aprofundando mais tarde as vários teorias acerca das aprendizagens, destacando os processos que estão na base desta aprendizagem, assim como é que o ser humano é capaz de aprender e em que situações é que esta aprendizagem realmente ocorre.
- Temáticas das Emoções: Esta abordagem e estudo acerca das emoções decorreu então após iniciarmos o 2º semestre, onde abordamos o carácter específico dos processos emocionais. Neste grande temática, o nosso percurso iniciou-se pela descrição e caracterização de emoções, afetos e sentimentos, focando-nos mais na distinção entre emoções e sentimentos, terminando com o carácter específico das emoções, extremamente importante para a compreensão desta temática. Seguidamente, analisamos as várias componentes das emoções, observando a importância dos estímulos para que se desencadeassem. Para além disto, visualizamos as inúmeras perspetivas acerca das emoções (evolutiva, fisiológica, cognitivista e culturalista), onde realizamos alguns trabalhos de grupo. Por fim, terminamos então com a abordagem da razão e da emoção, destacando António Damásio e os seus estudos, assim como o que são marcadores somáticos e para que servem.
Igualmente ao Tema I, ao longo da abordagem a estas temáticas foram realizados inúmeros trabalhos individuais, como tarefas ou documentários, nunca esquecendo a realização de quizzes e a visualização de estudos, que podem ser vistos nos vários separadores do meu E-Portfólio.
Ao longo das aulas, abordamos todos os temas de uma forma, que a meu ver, foram excelentes. Na minha perspetiva, todos os temas referidos ao longo deste período de tempo foram também dados de uma forma excelente, já que a professora não se limitou a dar a matéria como ela surge nos livros, dando-nos imensas tarefas que nos ajudaram em muito para a compreensão dos conteúdos abordados. Para além disto, acho que todos os documentários e episódios visualizados em sala de aula apenas trouxeram vantagens, uma vez que levaram a uma dinâmica muito divertida, o que também levaram a uma maior aderência de toda a turma pelos conteúdos lecionados. Queria também destacar que nesta temática fomos submetidos a uma ficha de avaliação, já no segundo semestre, acerca das emoções, das suas componentes, entre outros, que foi extremamente bem formulada, já que abordava essencialmente temáticas que havíamos corroborado e consolidado totalmente com alguma antecedência.
Toda a abordagem da matéria foi conseguida de uma forma excelente. Adorei toda a matéria lecionada neste período de tempo em que abordámos os processos mentais e, mais especificamente, os processos cognitivos (perceção, memória e aprendizagem) e os processos emotivos (emoção, afeto e sentimento). Toda esta abordagem deu-nos a conhecer melhor como é que os vários seres humano representam de forma mental a realidade que os rodeia, demonstrando a importância de vários fatores tanto internos e externos para a interpretação da realidade. Para além disto, esclareceu-nos de forma simples o porquê de indivíduos diferentes darem significados e sentidos distintos a mesmas situações, demonstrando a singularidade da perceção de cada um. Por fim, terminámos então como já referi com a interpretação do que seria a memória e quantos tipos deste processo é que realmente existem, começando por aprofundar a temática da memória a curto prazo com imensos jogos e atividades. Tudo isto foi lecionado antes do final do 1º semestre. Após este 1º semestre, abordamos então os vários tipos de aprendizagem, que nos deu a conhecer inúmeras teorias de como é que a aprendizagem ocorre, terminando então o estudo dos processos cognitivos. Após isto, passámos então para o estudo dos processos emotivos, onde aprendemos a importância do estudo das emoções e dos sentimentos, principalmente, não excluindo a grande importância também dos afetos. Durante o estudo destes processos deu-se então a entender a importância das emoções, assim como as várias componentes que a constituem, tendo a oportunidade de estudar várias teorias que nos explicaram a forma como as emoções são sentidas ou desencadeadas, não excluindo nenhuma delas, já que constituem diferentes pontos de vista de compreensão das emoções. Por fim, tivemos ainda a oportunidade de explorar várias concepções e ideologias de António Damásio, estudando e referindo inúmeras delas como é o caso do conflito que existe entre a razão e a emoção, que tecnicamente não deveria de existir, já que ambas se corroboram e completam, terminando então com a análise dos marcadores somáticos e com a análise de inúmeros documentários que nos ajudaram a compreender melhor todos estes processos cognitivos e emotivos.