Reflexão 3º Tema
Ao longo de todo este 2º semestre, que protagonizou o final do 12º ano, abordamos inúmeros tópicos, onde podemos iniciar a terceira grande temática de Psicologia, segundo o programa de aprendizagens essenciais, "Eu com os Outros", abordando temas como as Relações Interpessoais e a Influência Social:
- Temática das Relações Interpessoais: Incialmente, com o estudo desta terceira grande temática "Eu com os Outros" tivemos a possibilidade de estudas as Relações Interpessoais dos seres humano, estudando e evidenciando os processos fundamentais da cognição social. Nesta temática iniciamos o nosso percurso pela caracterização de cognição social, abordando os seus fatores e, posteriormente, destacando os processo das impressões e da categorização, por forma a compreendermos a formação das impressões ou primeiras impressões nos seres humanos, assim como o efeito que essas causam nos mesmo indivíduos. Após isso, tivemos a oportunidade de aprender o papel e estatuto das expectativas, assim como, à semelhança das impressões, os efeitos que essas têm sobre os seres humanos. Tendo então corroborado a questão das impressões e das expectativas, abordamos as atitudes e as suas componentes, aprofundado a questão do comportamento, assim como a sua formação e possível alteração. Por fim, acabamos por terminar com a dissonância cognitiva, o que é, como se forma e como é combatida, assim como as representações.
- Temática da Influência Social: Nesta temática demonstramos e destacamos os processos de influência entre indivíduos. Inicialmente, estudamos a normalização, posteriormente o conformismo e só então a obediência. No final do estudo destes processos de influência social, mais especificamente, o conformismo e a obediência, analisamos os fatores que os influenciavam. Para todos eles, observamos os autores que falaram e expuseram o tema, referindo os seus estudos e ainda as conclusões a que chegaram. Por fim, quero apenas destacar que esta temática da influência social, até ao dia da escrita desta reflexão, ainda não foi concluído, uma vez que nos falta ainda abordar o inconformismo e a inovação, assim como o efeito das minorias na nossa sociedade, algo que a professora terá o gosto de continuar, caso o tempo de aulas que nos restam o permita.
É importante realçar ainda que nesta grande temática de Psicologia "Eu com os Outros", a temática das Relações Precoces não foi lecionada durante as aulas da professora, uma vez que ficou decidido que toda esta temática seria dividida em diferentes temas que seriam abordados pelos vários grupos de alunos, esquematizando e aprofundando as várias pesquisas, conclusões e teorias acerca da importância destas relações precoces. Estes trabalhos estarão então destacados no separador: "Conteúdos Programáticos" - "Tema IV", assim como no separador "Trabalhos" - "Trabalhos de Grupo".
Ao longo deste período de tempo foram realizados alguns trabalhos de grupo e individuais, que fizeram com que nos "entrássemos" mais na temática em questão por forma a explicar de forma detalhada e pormenorizada todo o assunto aos nossos colegas de turma.
Para além do mais, acho que as várias temáticas abordadas neste período de tempo foram abordadas de forma muito eficaz, já que a professora tentou manter o ritmo de apresentações de documentários e episódios relacionados com a Psicologia e, mais especificamente, com a temática que estamos a abordar, algo que nos deixou mais motivados e interessados com a matéria em questão, dando um ar mais dinâmico à disciplina e à matéria em questão, uma vez que não era dada de forma monótona e repetida como muitas outras aulas teóricas o são.
A meu ver, penso que toda a abordagem destas temáticas tenha sido realizada de forma impressionante. Para além do mais, digo isto já que foi a matéria abordada na área da Psicologia que mais me interessou e motivou a saber. Sendo assim, todo o estudo realizado no âmbito das relações interpessoais e da influência social, captou a minha atenção totalmente. Digo isto, porque cada análise das várias teorias ou experiências realizadas acerca destes fenómenos sociais ou até mesmo a simples análise da importância das impressões e das expectativas são ensinamentos que levarei na minha mente para todo o resto da vida. Essencialmente, acho que a análise destes estudos nos deixa verificar de forma muito concreta como é que o ser humano funciona em grupo ou como é que nos encontramos propícios a ajustar a um determinado grupo. Para além disto, acho que demonstra ainda como é que os vários fenómenos de influência social, como é o caso da normalização, do conformismo e da obediência, se encontram tão explícitos na nossa sociedade e em todo o nosso processo de socialização, mesmo sem tendo conta da sua permanência. Sendo assim, penso que os vários estudos acerca das impressões e das expectativas deixam-nos perceber melhor como é que o ser humano funciona em grupo, assim como é que influenciam as nossas atitudes e comportamento perante os outros. Para além disso, deixou ainda explícito a importância e o destaque das representações sociais, que variam de cultura para cultura e coma época em que se situam. Para além do mais os fenómenos de influência social foram de extremo interesse, uma vez que nos deixou compreender melhor a forma como o ser humano funciona em grupo e como é que podemos diferenciar os vários modos como isso ocorre (Normalização, Conformismo e Obediência), assim como estudar os vários autores das teorias destes fenómenos e as suas experiências, algumas intrigantes e polémicas (experiência de Milgram).