Conteúdos Programáticos IV
Neste separador toda a matéria será lecionada com base nos PowerPoints dos trabalhos apresentados em sala de aula referentes ao tema 4 do livro adotado (PSI para SI).
A importância das relações precoces no desenvolvimento humano (contributos de John Bowlby; Harry Harlow; Mary Ainsworth e René Spitz)
O ser humano quando nasce é biologicamente inacabado (neotenia), o que faz com que dependa durante muito tempo dos adultos para sobreviver, já após o seu nascimento. As experiências precoces, a forma como os pais dão resposta às necessidades e às formas de interação do seu bebé, terão implicações, essencialmente, no bem-estar do bebé.
O desenvolvimento na perspetiva de Jean Piaget
Na maior parte do século XX, o estudo do desenvolvimento mental da criança centrou-se nas afirmações teóricas do psicólogo suíço Jean Piaget. Piaget desenvolveu métodos para estudar o modo como os bebés e as crianças encaram e chegam a compreender o mundo, sugeriu também que esse modo era profundamente diferente do dos adultos e propôs uma descrição teórica sistemática do processo de crescimento mental, desde a infância até a idade adulta.
Trabalho de grupo no âmbito da explicação do Desenvolvimento na Perspetiva de Jean Piaget.
O desenvolvimento na perspetiva de Albert Bandura
A teoria de Albert Bandura destaca a aprendizagem por meio da observação. Bandura aponta que o estado mental interno daquele que aprende desempenha um papel fundamental no processo de absorção de conhecimento. Assim, a aprendizagem social acontece a partir da interação entre a mente do que aprender e o ambiente ao seu redor. Ou seja, essa teoria ressalta aquilo que deve ser levado em consideração por todos: educa-se pelo exemplo e ações. Isso tudo, é claro, somado ao estado mental de uma pessoa.
Trabalho de grupo no âmbito da explicação do Desenvolvimento na Perspetiva de Albert Bandura.
A perspetiva do behaviorismo sobre o desenvolvimento (Watson e Skinner)
Há diversas teorias psicológicas sobre o comportamento humano. O Behaviorismo é uma delas, sendo designada como a teoria e método de investigação
psicológica que procura examinar de modo mais objetivo o comportamento humano e
dos animais, com ênfase nos fatores objetivos (estímulos e reações), sem fazer
recurso à introspecção.
O contributo da perspetiva de Freud para a psicologia
A contribuição de Freud à Psicologia é um assunto bastante debatido até hoje. No fim do século 19 e começo do século 20, a comunidade médica tendia a explicar distúrbios mentais pela biologia, e sugerir os tratamentos à partir disso. Freud mostrou que alguns problemas tem origem psicológica, assim podendo ser administrados através de tratamentos psicológicos (psicoterapia).
Para além do mais, Freud não inventou ou descobriu, mas foi responsável por popularizar o conceito de inconsciente e de alguns de seus componentes, como defesa e lapso de língua, integrando-os ao dicionário da Psicologia.
A perspetiva de Erikson sobre o desenvolvimento humano
O psicanalista e pesquisador do desenvolvimento psicossocial Erik Erikson não somente argumentava que era possível mudanças pessoais como também mapeou esses estágios. Para Erikson, a personalidade desenvolvia-se pela resolução de tensões entre várias etapas ao longo da vida. Para além do mais, acreditava que a não resolução satisfatória de uma fase afetaria as fases subsequentes. Porém, Erik Erikson acreditava que a terapia poderia encontrar meios para superar e compensar um estágio deficiente.
A perspetiva humanista de Abraham Maslow
Ao longo da história da psicologia, muitos psicólogos têm formulado várias teorias da personalidade. Uma das mais conhecidas é a de Abraham Maslow que foi o maior expoente daquilo que é conhecido como a terceira força da psicologia: o humanismo. Esta tendência surgiu em contraposição com a psicanálise e o behaviorismo.
Abraham afirma então que os humanos
vivem
para satisfazer
as suas
necessidades de
uma
"maneira
progressiva"
com o objetivo
de conquistar o
conceito
de auto-realização.
A perspetiva bioecológica de Urie Bronfenbrenner
A teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner é uma das explicações mais aceitas sobre a influência do meio social no desenvolvimento das pessoas. Esta hipótese defende que o ambiente em que crescemos afeta todos os planos da nossa vida. Deste modo, o nosso modo de pensar, as emoções que sentimos ou os nossos gostos e preferências seriam determinados por vários fatores sociais.
Desde a sua criação, a teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner serviu de base para os estudos de muitas disciplinas, como é o caso da psicologia do desenvolvimento e da sociologia.