Trabalhos de Grupo
1º Trabalho de Grupo
O nosso primeiro trabalho de grupo foi feito em dois tempos de Psicologia, sendo o primeiro no dia 04/10/2021 e o segundo no dia 07/10/2021. Mesmos o trabalho sendo feito durante a aula, grande parte da pesquisa foi feita em casa, onde cada elemento do grupo ficou com uma função juntando e aperfeiçoando tudo no final. O nosso grupo foi constituído por quatro elementos e todos, na minha opinião, trabalharam de uma forma excelente e em equipa, tal e qual como nos é pedido.
Foi um trabalho relativamente pequeno, sendo elaborado no Padlet, onde foi distribuído aos diversos grupos formados um tema relativo aos níveis e áreas de trabalho da Psicologia. O tema que nos calhou foi exatamente o que nós queríamos, a Psicologia criminal. Tivemos de responder a três perguntas, através de uma pesquisa na Internet e no livro adotado, "PSI para SI", tendo ainda a ajuda da professora, o que facilitou em muito as coisas.
Foi um trabalho bastante divertido, já que para além de ter colaborado com um grupo de trabalho esplêndido e trabalhador e ter-nos calhado o tema que todos nós desejávamos, ainda calhou um tema que me agrada imenso, já que está relacionado com o estudo forense e com o trabalho que, se tudo correr bem, desejaria fazer, Polícia Forense.
No link abaixo poderá aceder ao Padlet onde se encontra o nosso trabalho elaborado:
2º Trabalho de Grupo
No segundo trabalho de grupo foi um resumo rápido acerca de ume estudo sobre a epigenética e o debate inato-adquirido, que foi realizado em grupos de quatro pessoas. No nosso caso, escrevemos e ensaiamos a apresentação para os quatro membros do grupo, no entanto apenas três foram capazes de estar presentes para apresentar. Haviam cerca de seis estudos diferentes, sendo estes sorteados pela professora. Ficámos com o estudo da neurobiologia do comportamento social, onde se demonstra o efeito importante da existência de uma hormona, a oxitocina, que afeta os nossos comportamentos sociais e as interações dentro de uma sociedade.
O estudo que nós abordamos relatava uma experiência com peixes-zebra, onde se analisou os seus comportamentos dentro de um grupo social, neste caso, um cardume de peixes congénitos (peixes da mesma espécie). Analisou-se os seus comportamentos e interações, assim como competências e capacidades sociais e como é que a isotocina (homólogo da oxitocina) afeta estes comportamentos a nível social. Concluiu-se que com a descoberta dos mecanismo de funcionamento desta hormona e dos seus homólogos nos comportamentos sociais, poderíamos arranjar mecanismos terapêuticos que ajudem pessoas com problemas que afetem o comportamento social humano, como é o caso do autismo.
A meu ver todo o trabalho e apresentação foram um êxito, sendo este tema e estudo extremamente interessantes de serem vistos e analisados. Acho que o nosso grupo esteve em geral extremamente bem e todos trabalharam de igual modo. Adorei trabalhar com este grupo e, especialmente, acerca deste tópico.
De seguida encontram-se o link para o estudo da neurobiologia do comportamento, assim como o nosso resumo acerca deste mesmo estudo:
Link do estudo:
Resumo do estudo analisado:
3º Trabalho de Grupo
O terceiro trabalho de grupo no âmbito da disciplina de Psicologia B, orientado, obviamente, pela professora, foi realizado no dia 08/11/2021. Foram sorteados 7 temas ainda no início do período letivo tendo-nos calhado o tema das Áreas de Wernicke e das Áreas de Broca (Tema 5). Foi um tema que eu adorei trabalhar juntamente com mais 3 pessoas. Acho que tudo neste trabalho correu bem, desde o trabalho em grupo, já que acho que todos os participantes do grupo trabalharam de igual modo e com uma enorme dedicação, até à descoberta deste novo tema, que foi extremamente emocionante para abordarmos.
Este foi o nosso primeiro trabalho de grupo onde realmente houve uma data de entrega mais prolongada, dando-nos a chance de aprofundarmos mais o tema e de nos prepararmos melhor para a sua apresentação.
Ocorreram alguns imprevistos em termos técnicos, tendo também havido um pequeno atraso nas apresentações do trabalho de grupo, o que levaram a que a nossa apresentação fica-se para mais tarde do que o que estava marcado. No entanto, isto até foi uma vantagem para nós uma vez que conseguimos remodelar todo o PowerPoint em termos estéticos.
Tentámos mantermo-nos originais, e daí provir o PowerPoint criado no site Genially, que permite que as animações e as apresentações sejam muito mais dinâmicas, tendo também optado por um mini desafio para ver se realmente haviam percebido à apresentação das afasias ou doenças neurológicas nestas duas áreas cerebrais.
Acho que em geral correu de uma forma excelente e uma vez que recebemos um bom feedback da professora sinto-me confiante para dizer que todo este trabalho foi um êxito.
No link abaixo estará disponível todo o trabalho da Área de Wernicke e de Broca, assim como o guião realizado e o link para o Kahoot criado.
Link do PowerPoint:
Link do Kahoot:
4º Trabalho de Grupo
O quarto trabalho de grupo no âmbito da disciplina de Psicologia B, orientado pela professora, realizou-se no dia 21/04/2022. Nesta apresentação foram utilizados 4 temas que foram entregues aos vários grupos, sendo todos estes temas acerca das várias e distintas perspetivas sobre as emoções. Ao meu grupo, de 4 elementos, calhou a perspetiva evolutiva de Charles Darwin que eu pessoalmente adorei. A meu ver, tudo neste trabalho acabou por correr bem, já que todos os elementos do grupo se apresentaram com enorme vontade e desempenho a realização desta atividade. O nosso objetivo era então resumir as páginas do livro que diziam respeito às observações feitas por Darwin acerca das emoções, estudando, por exemplo, a relação feita entre as emoções e a evolução das espécies, o catálogo das emoções (emoções primárias e universais), assim como as conclusões de Paul Ekman e das suas experiências realizadas.
Este trabalho de grupo foi bastante semelhante ao segundo, já que se baseia num resumo de algo, neste caos da perspetiva evolutiva das emoções. Quero destacar e realçar o facto de todos os elementos do grupo apresentarem-se extremamente dispostos e confortáveis na realização deste tema, pelo que acabámos por fazer um trabalho excelente, a meu ver. Isto também foi facilitado pelo facto do meu grupo ser constituído por pessoas que já se conhecem e acreditam no trabalho e no conhecimento do companheiro.
Como já referi, o nosso resumo era acerca da perspetiva evolutiva de Darwin e das conclusões e experiências com diferentes culturas que Paul Ekman, no século XX, acabou por chegar e realizar, respectivamente, que corroboraram as ideias de Darwin, de certa forma, no entanto contrariaram-nas de outra. Desta forma, Ekman concluiu a existência de emoções consideradas universais, que coincidia com a perspetiva de Darwin, no entanto afirmava que existiam semelhanças transculturais na produção de expressões específicas de uma dada emoção, não excluindo a influência da cultura na expressão das emoções, o que discordava da visão de Darwin acerca das emoções.
Sendo assim, termino então a minha reflexão por concluir que toda a realização e apresentação do trabalho foram um êxito, a meu ver, tendo sido uma temática extremamente interessante de abordar e explicar aos meus colegas.
As páginas utilizadas para resumir o trabalho e que foram utilizadas para apresentar à turma foram as páginas 68 e 69 da segunda parte do manual adotado "PSI para SI".
5º Trabalho de Grupo
O quinto trabalho de grupo no âmbito da disciplina de Psicologia B, orientado pela professora, realizou-se no dia 02/06/2022. Nesta apresentação foram divididos oito temas para os oito grupos que se formaram na sala de aula, sendo todos estes temas relativos aos desenvolvimento humano e à importância das relações sociais. Ao nosso grupo calhou-nos o primeiro tema a apresentar, a importância das relações precoces no desenvolvimento, embora tenha havido alguns problemas que nos tenham feito passar para o penúltimo grupo a apresentar. Mesmo assim, foi um tema que adorei abordar e estudar com as quatro colegas que fizeram parte do meu grupo, uma vez que tivemos a hipótese de conhecer as perspetivas de vários autores, assim como os estudos, as experiências e as conclusões a que chegaram, coincidindo todas com a importância das relações precoces no desenvolvimento humano. Penso que em relação à realização deste trabalho não surgiu nenhuma dificuldade eminente, já que a informação encontrava-se em muitos livros e em sites de confiança na internet, pelo que deixou toda a realização do trabalho muito simplificada. Para além do mais, o trabalho foi dividido em partes, tendo cada um de nós ficado encarregue de estudar e analisar um dado autor. Sendo assim, quero também esclarecer que mesmo que cada um de nós tenha ficado apenas com um autor, sinto que houve um espírito de entreajuda, uma vez que cada membro do grupo tentava sempre ajudar o outro, embora não fosse a sua "parte do trabalho". Deste modo, penso que todos os membro do grupo se tenham esforçado e dedicado com alma e coração a este último trabalho de Psicologia, o que levou a que, na minha perspetiva (que era um pouco condicionada), tudo corresse de forma ideal.
Contudo, embora não localize nenhum ponto negativo na realização do trabalho, tenho que evidenciar o seguinte facto. Embora tudo corresse, na minha ótica, "às mil maravilhas", penso que poderia correr muito melhor, uma vez que tive a sorte (de forma irónica, claramente) de testar positivo à Covid-19 nesta última semana de aulas, o que levou a que tivesse de apresentar o trabalho via videoconferência, mais precisamente, através da aplicação "Discord". Este infortúnio levou a que as coisas se complicassem um pouco como é o caso do teste PCR apenas acusar um dia antes da apresentação do trabalho, o que nos obrigou a fazer uma decisão rápida e imprevista. Mesmo assim, optamos por fazer a minha parte da apresentação via online, uma vez que era a única solução mais viável. A apresentação poderia ter continuado sem mim, mas no entanto preferi fazer a minha parte por forma a não prejudicar os outros membros do grupo, pelo stress que se instalaria, ou então deixar a "porta da curiosidade" fechada para aqueles que estavam atentamente a ouvir-nos e que acabariam por não ouvir falar acerca de René Spitz e do Hospitalismo.
Para além do mais, em relação à data de apresentação, como já havia dito, houve algumas complicações, uma vez que numa primeira instância foi um membro do nosso grupo que testou positivo à Covid o que fez com que o trabalho s atrasasse, obviamente não por sua culpa. Posteriormente, eu adoeci e fomos obrigados a atrasar o trabalho mais uns dias, tendo então no final das contas testado também positivo à Covid-19, mas tendo então realizado, juntamente com todo o meu grupo, o processo descrito anteriormente.
Como disse anteriormente, a minha parte do trabalho foi então René Spitz e o Hospitalismo, tendo as minhas colegas ficado com outros três psicólogos extremamente importantes na descoberta da importância das relações precoces no desenvolvimento: John Bowlby, Harry Harlow e Mary Ainsworth. A meu ver, foi um um trabalho extremamente bem desenvolvido e um temática que adorei trabalhar com os membros do meu grupo, onde pudemos perceber a importância das relações precoces no desenvolvimento, mas também a importância destes quatro autores nos dias de hoje.
Por fim, em relação ao trabalho, tentámos nos manter originais dentro do tempo estipulado, tendo mesmo assim ultrapassado esse tempo, onde realizámos um PowerPoint como base de apresentação e um vídeo explicativo, tendo terminado então com um simples Kahoot para testar os novos conhecimentos dos nossos colegas. Penso que em geral, no final das contas, tudo acabou por correr de forma ideal e conseguimos então terminar o ano letivo com uma boa apresentação de grupo, tal e qual como os outros grupos de trabalho o demonstraram.
No documento abaixo estará disponível todo o trabalho da Importância das Relações Precoces no Desenvolvimento Humano em formato PDF, assim como o link para o Kahoot criado:
PowerPoint:
Kahoot: